Body
Garantir a satisfação de mais de 300 mil cooperados é uma tarefa que exige uma equipe bem orientada, com senso de protagonismo e autorresponsabilidade.
Por isso, a Cresol Sicoper entendeu que precisava investir na capacitação de uma liderança com visão estratégica, que trabalha menos no operacional e investe mais na formação de uma equipe engajada e alinhada à visão do negócio.
A cooperativa não buscava um treinamento convencional, e sim apoio aos gestores na definição de metas e prazos, na criação de rotinas e no acompanhamento das equipes.
Por isso, ela encontrou na Orloski uma trilha de aprendizagem diferenciada que não entregava apenas treinamentos pontuais, mas um projeto sólido com acompanhamento antes, durante e após o treinamento.
Para desenvolver o time interno, a solução foi o Pró-Lidera, um programa desenvolvido pela Cresol em parceria com a Orloski.
O projeto apresentado pela Orloski foi o “Acelera, Líder!”, com módulos que desenvolveram habilidades essenciais na gestão como protagonismo, gestão emocional e comunicação assertiva.
E o aprendizado não parou em sala de aula. As mentorias pós-treinamento ajudaram a equipe a aplicar as ferramentas no dia a dia, garantindo resultados sustentáveis e uma equipe mais alinhada aos objetivos da cooperativa.
Para Fabiana Sacheti, Gerente Administrativa da Cresol, o diferencial foi claro: a metodologia é simples, prática e alinhada aos objetivos da cooperativa para o desenvolvimento dos times.
Para Fabiana, as mudanças no time foram visíveis:
Líderes mais estratégicos, atentos à entrega do time e ao desenvolvimento de talentos internos.
Colaboradores mais responsáveis por suas entregas, comprometidos com o crescimento sustentável da cooperativa.
Indicadores operacionais, de governança e de clima em trajetória de alta, refletindo evolução na performance diária.
Cooperados mais satisfeitos com a qualidade do atendimento e com a consistência das entregas.
Toda pessoa que assume um cargo de liderança precisa investir em autodesenvolvimento, e é papel da empresa acelerar essa jornada. E o RH é peça fundamental.
O case da Cresol Sicoper mostra que liderança bem direcionada sustenta resultados mais consistentes que aceleram o crescimento do negócio.
Quando o líder faz o operacional com as próprias mãos, a tarefa é entregue. Mas quando o líder exerce seu papel e garante que toda a equipe entregue, o resultado é visível a curto, médio e longo prazo.