Hoje vamos falar sobre o tema da moda: a inteligência emocional (IE) e como a inteligência emocional no trabalho é a chave para seu crescimento e reconhecimento profissional.
Você sabe como está sua inteligência emocional?
Mas você se engana se acha que este tema é novo! Ele está conosco desde nossa existência. Primeiro, você sabe o que é inteligência emocional? Vou tentar exemplificar para você:
Por exemplo, se imagine em uma situação em que um conhecido seu lhe dá um empurrão pelas costas. Você pode ter inúmeras reações para esta situação, vou descrever algumas:
- Você pode fazer de conta que não o conhece;
- Você pode cumprimenta-lo e sorrir;
- Você pode perguntar o motivo pelo qual ele fez aquilo;
- Você pode ofende-lo verbalmente;
- Você pode ficar bravo e devolver o empurrão, com palavrões.
As possibilidades aqui são infinitas, concorda? Mas o que quero te mostrar é que isto define como está sua inteligência emocional naquele momento.
A Inteligência Emocional é definida em como reagimos em relação a situações de nosso dia a dia, ou seja, a capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções. A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo, persistir mediante frustrações e controlar impulsos.
Todo pensamento gera um sentimento. Este sentimento gera um comportamento.
Vamos analisar o primeiro exemplo (“você pode fazer de conta que não o conhece”). Uma possível explicação para esta reação:
- Pensamento: “ele me empurrou, deve ser um assaltante”;
- Sentimento: “medo“;
- Comportamento: “vou sair daqui”.
Para ficar mais claro, vamos analisar o terceiro exemplo (“você pode perguntar o motivo pelo qual ele fez aquilo”). Uma possível explicação para esta reação:
- Pensamento: “ele deve ter um motivo para tomar esta ação”;
- Sentimento: “surpresa”;
- Comportamento: “perguntar”.
A inteligência emocional consiste então na capacidade de agirmos mediante estas situações, como gerenciamos nossas emoções para sermos mais eficientes.