por dentro dessa nova tendência corporativa.
“Na sua percepção, qual a frequência de conflitos internos na sua organização?”
Essa pergunta foi feita aos 136 gerentes e executivos de RH das empresas participantes da pesquisa realizada pela ABRH-SP. O objetivo foi iniciar a discussão sobre a gestão de conflitos como uma atividade do RH.
A resposta? 38% dos entrevistados afirmaram que os conflitos acontecem “sempre” e “às vezes”.
Ou seja, não adianta fugir… Mais cedo ou mais tarde, a gestão de conflitos bate na porta do RH. E aqui neste artigo iremos falar sobre os conflitos comuns e como resolvê-los.
O conflito é inevitável na medida que as organizações crescem e se tornam mais complexas.
Eles podem surgir entre colegas de trabalho, supervisores e subordinados ou até entre funcionários e partes interessadas externas, como os clientes, os fornecedores e as agências reguladoras.
Por isso, a gestão de conflitos é uma competência importante para os departamentos de recursos humanos. Eles precisam ser capacitados para gerenciar os diferentes tipos de conflitos para manter um ambiente de trabalho positivo.