Não existe um conceito único sobre o que é clima organizacional, mas os pesquisadores costumam defini-lo como o grau em que uma organização apresenta os aspectos abaixo:
- Inovação;
- Flexibilidade;
- Apreciação e reconhecimento;
- Preocupação com o bem-estar dos funcionários;
- Aprendizado e desenvolvimento;
- Cidadania e ética;
- Desempenho;
- Envolvimento e capacitação;
- Liderança;
O clima organizacional é influenciado por diferentes práticas de RH, e é um excelente preditor do sucesso de uma organização.
Muitos estudos já encontraram relações positivas entre climas organizacionais positivos e várias medidas de sucesso organizacional, tais como vendas, retenção de pessoal, produtividade, satisfação do cliente e rentabilidade.
Um estudo de Denison, por exemplo, descobriu que um clima organizacional que incentiva o envolvimento dos funcionários e o empoderamento na tomada de decisões conduzem ao sucesso financeiro da organização.
Em outro estudo, Schneider descobriu que um clima positivo em empresas de serviços melhoram a satisfação do cliente.
Já Patterson, Warr e West investigaram empresas de fabricação, e descobriram que as organizações que enfatizavam um clima organizacional positivo, especificamente preocupado com o bem-estar, a flexibilidade, a aprendizagem e o desempenho dos funcionários, apresentaram maior produtividade que as que não enfatizaram aspectos.
Ou seja, o clima organizacional influencia claramente o sucesso de uma organização.
Apesar disso, muitas organizações não estão preocupadas em cultivar o clima de que precisam para ter sucesso e manter seus funcionários mais efetivos.
E agora que você já sabe o que é clima organizacional, vamos falar sobre as medidas e os elementos que você pode utilizar para construir um clima mais positivo.
Neste sentido, você vai gostar de ler este artigo: 7 dicas simples para você não se estressar no trabalho