Para começar, é preciso entender que a cultura existe, mesmo que você não tenha pensado sobre ela ou a projetado, ela surge naturalmente.
No seu pior, ela pode ser um grande obstáculo para a produtividade e o sucesso do negócio.
No seu melhor, ela é um energizador emocional. Uma das maneiras que das empresas obterem uma vantagem competitiva.
A cultura de uma empresa é sua personalidade básica, a essência de como suas pessoas interagem e trabalham.
Ela é complexa e se manifesta principalmente através de mudanças graduais no quadro de lideranças e nas estratégias do negócio.
Uma das definições mais úteis é a de que a cultura é o padrão de comportamento auto-sustentável que determina como as coisas são feitas.
Ela se forma a partir de hábitos naturais de seus colaboradores, que são repetidos e incentivados – ou não – e geram respostas emocionais na sua equipe como um todo.
Pense no exemplo de um aplicativo de transportes presente em todo o mundo, uma empresa cujo crescimento acontecia através da expansão para novas cidades.
Muitas dessas cidades consideravam o serviço ilegal, mas a empresa investia e incentivava massivamente sua expansão.
Para isso, seus colaboradores eram desafiados a encontrar brechas na lei, a arrastar longos processos judiciais contra órgãos do governo, tudo para que a empresa continuasse crescendo.
Ao longo dos anos, esses comportamentos foram se enraizando na empresa, e atraindo novos colaboradores que se sentiam confortáveis com essas práticas.
E foi assim que se formou uma cultura onde “tudo era válido se fosse para o crescimento”.
Hoje, esse aplicativo sofre as consequências nas denúncias de irregularidades e assédio.
As culturas organizacionais são constantemente renovadas e evoluem lentamente.
O que as pessoas sentem, pensam e acreditam se projeta e molda a forma como elas desenvolvem suas atividades e conduzem os negócios.
Os esforços formais para mudar uma cultura (para substituí-la por algo completamente novo e diferente) raramente conseguem chegar ao coração do que motiva as pessoas.
Você pode facilmente estampar as paredes da sua empresa anunciando novos valores, mas as pessoas continuarão com seus hábitos familiares e confortáveis.