15 de maio de 2022

COPYWRITING – O QUE É?

COPYWRITING – O QUE É?

Se você está no meio digital ou trabalha com marketing digital, provavelmente você já ouviu falar em copywriting. Essa técnica de escrita busca produzir conteúdos mais persuasivos, utilizando os principais gatilhos mentais que levem a sua persona a fechar negócio com você.



Hoje em dia a forma de consumo está diferente. Com as redes sociais, é muito comum que, antes de realizar determinada compra, o consumidor vá stalkear os perfis nas redes da empresa.

Seja em busca de informações, recomendações de outras pessoas ou até mesmo para saber se a empresa é confiável.

 

Uma boa copy contém alguns gatilhos específicos, veja só:


  • Reciprocidade;

  • Aprovação social;

  • Afeição;

  • Compromisso;

  • Escassez;

  • Autoridade.


Esses gatilhos podem fazer com que o consumidor do seu conteúdo tenha emoções a partir do que está lendo. Seja um sentimento de necessidade, de identificação, ou até mesmo de urgência. Uma copy bem estruturada é muito mais do que um bom conteúdo, ela também gera sentimentos.



Vale lembrar que alguns aspectos são importantes na hora de criar seus textos, como por exemplo, ser verdadeiro. É muito importante não mentir e utilizar sempre dados reais, assim, você garante que o seu leitor vai confiar em você.



Além disso, outro ponto importante é dosar a quantidade de informações colocadas no texto, evitando que o seu leitor fique cansado conforme lê.



Para fazer uma boa copy, é indispensável que você conheça bem a sua persona, direcionando muito bem o seu texto, e ofereça um conteúdo de qualidade, que realmente agregue algo em quem está lendo.



Se você puder provar aquilo que está dizendo, melhor ainda! Como é o caso das provas sociais, utilizadas dentro das redes sociais. Normalmente, elas causam no leitor aquela impressão de “uso e recomendo”.



Outra técnica que pode deixar seus textos ainda mais ricos é a de storytelling. De forma geral, o storytelling consiste em contar uma história para gerar identificação no seu público. Por meio dessa técnica, é possível explorar os medos e angústias do seu leitor, apresentando no final todas as soluções.



O copywriting busca a utilização de técnicas que mexem com o psicológico do leitor, causando sensações cuja finalidade é entender que o seu produto é a solução ideal para o problema.



Você gostou desse conteúdo? Não deixe de seguir a Agência Sexto Andar nas redes sociais e ficar por dentro do mundo do Marketing Digital!